Foto: Charles Guerra (Diário)
São 12 alunos que terão a oportunidade de viver uma experiência fora do país
No mês de setembro, 12 alunos da Universidade Franciscana (UFN) vão embarcar para um intercâmbio na Europa e em países da América do Sul. A maioria deles vai para Portugal, e uma aluna irá para o Chile. Cada estudante fica, no mínimo, um semestre na instituição escolhida, com a possibilidade de estender a duração da viagem.
Nesta edição, os cursos contemplados com a ação denominada Mobilidade Acadêmica são Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Ciência da Computação, Psicologia, Publicidade e propaganda, Filosofia e História. E os estudantes que gostariam de viver essa experiência devem ficar atentos, pois o período de inscrições ocorre nesta época do ano.
Colégio Politécnico abre 56 vagas em 10 cursos técnicos
Nos últimos dias, a Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais (Arai) da UFN promoveu reuniões preparatórias para os acadêmicos que irão participar do projeto. Durante os encontros, foram divulgadas orientações quanto aos locais de chegada para cada jovem e esclarecidas questões sobre os trâmites durante o processo que antecede a viagem.
Débora Lemos, estudante do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, vai para a cidade de Covilhã, na Universidade da Beira Interior, em Portugal. Ela diz que a expectativa de viver essa experiência é grande.
- É uma chance que a Universidade nos proporciona. Nunca viajei para um país de outro continente, e serão seis meses para ver como é ensinado o meu curso em outro lugar, além de conhecer uma cultura diferente - afirma a estudante.
A aluna Emanuelle Cecchin, que cursa Design de Moda, apesar de estar num curso diferente, também vai para Covilhã, em solo português.
- Como estudante de moda, a gente encontra grandes marcas e uma produção muito maior na Europa. Estando próxima, poderei ver como eles estudam as marcas e aquilo que criam - disse Emanuelle.
EXPERIÊNCIA
Lucio Colusso, que cursa Ciência da Computação, e vai para a cidade de Porto, em Portugal, estudar no Instituto Politécnico do Porto, aposta na interação que pode ocorrer entre os países.
- O plano é manter contato direto com professores daqui, tentando manter um vínculo entre Portugal e Brasil para tocar algum projeto junto com os professores de lá ou, pelo menos, trazer conhecimento de Portugal para aplicar na parte de segurança de dados e computadores - explica.
As inscrições para os alunos que quiserem participar da Mobilidade Acadêmica são abertas em março e em julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-1298 ou pelo e-mail arai@unifra.br.